Plano de Manejo dos bagres marinhos G. barbus e G. planifrons no estuário da Lagoa dos Patos (RS): Componente de automonitoramento da descarga do pescado

O projeto destina-se a implementar o automonitoramento da descarga de pescado nos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul como pilar central ao manejo dos bagres marinhos no estuário da Lagoa dos Patos. Para tal, articulará o automonitoramento a uma proposta de controle amostral, cujo intuito é auditar os dados. Também integra o projeto, a constituição de um Grupo de Trabalho junto ao Fórum da Lagoa dos Patos com vistas a subsidiar a implementação e criar os mecanismos necessários a adesão a proposta.

 

Objetivo:

Implantar o plano de manejo dos bagres marinhos G. barbus e G. planifrons no estuário da Lagoa dos Patos com ênfase no automonitoramento da descarga de pescado.

 

Área de atuação: 

O projeto contempla os municípios que compreendem a região estuariana da Lagos dos Patos: São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e São José do Norte.

 

Instituições envolvidas: 

FURG, Fórum da Lagoa dos Patos e Emater

 

Responsável:

Profa. Liandra Peres Caldasso

 

Executora:

FAURG

 

Financiamento:

Recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Henrique Fontana