O Laboratório Interdisciplinar MARéSS lança dois vídeos destinados à temática da Educação Ambiental Crítica: Educação Ambiental e Gestão Ambiental  e Licenciamento Ambiental e Projetos de Educação Ambiental. Definidos como vídeo-aula, com aproximadamente 20 minutos, os vídeos tem como objetivo contribuir com processos formativos sobre Educação Ambiental, além de divulgar essas vertentes.

Ambos contam com a produção da Preamar Comunicação Socioambiental e do Coletivo Noise. O vídeo sobre Educação Ambiental e Gestão Ambiental foi realizado com o apoio do Projeto Uça e do Projeto Pescarte. Já o vídeo sobre Licenciamento Ambiental e Projetos de Educação Ambiental contou com materiais do Projeto Observação e também do Projeto Pescarte.


#EducaçãoAmbiental #EACrítica #EAnaGestãoAmbiental #EAnoLicenciamento

 

#pracegover: Card anunciando os vídeos. título: vídeo-aulas Educação Ambiental Crítica. Escrita: O laboratório interdisciplinar MARéSS lança dois vídeos destinados à temática da Educação Ambiental Crítica: Educação Ambiental e Gestão Ambiental e Licenciamento Ambiental e Projetos de Educação Ambiental. O card conta com dois prints dos dois vídeos e o logo do projeto impactos na pesca.

A Universidade Federal do Rio Grande divulgou um conjunto de ações relacionadas ao projeto "Avaliação de Impacto Social: uma leitura crítica sobre os impactos de empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás sobre as comunidades pesqueiras artesanais situadas nos municípios costeiros do Rio de Janeiro (Projeto Impactos na Pesca), realizado por meio do Laboratório Interdisciplinar MARéSS. A notícia completa pode ser acessada em furg.br.

 

Ao final do primeiro "I Webinário de Oceanografia Socioambiental: diálogos e envolvimentos desde o sul global”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Faculdade de Etnodiversidade (FACETNO/UFPA) e o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pesquisadores de diferentes países assinaram uma carta, lida aos participantes, com o objetivo de firmar compromissos "em prol de uma Oceanografia Socioambiental, estabelecendo novos marcos de engajamento para profissionais das ciências do mar, junto aos grupos e coletivos populares e de povos e comunidades tradicionais marinho-costeiros e seus mundos".

O evento foi realizado entre 03 a 27 de julho de 2020, por meio do canal do YouTube da Oceanografia Socioambiental (<https://youtu.be/qZJpU351MZ0>), contando com a participação dos pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar MARéSS, Tatiana Walter e Caio Floriano dos Santos, que também assinam o documento. A carta pode ser lida na íntegra por meio do link: CARTA DE COMPROMISSO Web OS 2020

 

Estão abertas as inscrições para o curso sobre Gestão Ambiental Urbana, com o novo subtema: Plantas alimentícias não convencionais (PANC) em espaços urbanos. As PANC apesar de pouco conhecidas são nosso patrimônio nas cidades e possuem muita importância no setor urbano. Para saber mais sobre esses alimentos e seus benefícios no setor alimentício e social seja um membro desse novo curso! O curso é gratuito, online e tutoriado, com avaliação on-line ao final do curso. Será emitido um certificado com carga horária de 45 horas aos concluintes!

 

O curso terá início dia 20/08/2020 e as inscrições serão feitas pelo site até dia 14/08/2020 no link:
https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1232

 

#Pracegover: Banner de divulgação do curso. Com o fundo branco. À esquerda uma imagem de uma panc muito conhecida denominada “dente-de-leão”, que possui diversas folhas verdes pontudas e largas e inflorescências amarelas, que se localizam em rua asfaltada repleta de casas e movimento de carros. À direita uma outra panc chamada de “capuchinha”, repleta de folhas verdes, agora mais escuras e diversas pequenas flores vermelhas, ambas entrelaçadas. No título acima das imagens a identidade visual do curso, formada por grafismos geométricos que remetem a elementos que compõe o espaço urbano, como residências, condomínio, meios de transporte, pavimento, árvores e o cidadão, inclusive do mesmo fazendo o plantio. No centro entre as duas imagens, ainda em fundo branco, as informações sobre o curso citadas no primeiro parágrafo, juntamente com uma trepadeira característica do tema, com folhas verdes e pequenas frutas roxas. Sobre fundo branco, em linha horizontal, a baixo, a identificação do projeto LAM, Formação Continuada de Gestores Ambientais no contexto do Licenciamento Ambiental Municipal e do projeto PANCPOP seguido das identidades dos realizadores: Laboratório Interdisciplinar MARÉSS, Furg, Faurg, Secretaria de Município de Meio Ambiente e do Projeto Realizado com recursos oriundos do COMDEMA/FMMA.

Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária FURG/SLS (INEESOL) divulga resultado de edital de seleção de 03 bolsistas, conforme link a seguir:

RESULTADO_SELEO_BOLSISTA_INEESol.pdf